top of page

CÉU DE 2023 - Trânsitos Importantes

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Conforme prometido, aqui estão os principais trânsitos planetários do ano de 2023. Apesar da técnica ser conhecida como previsão, o texto será informativo e o objetivo é listar e explicar os trânsitos do ano. As previsões no sentido do que "vai acontecer' só é possível através da análise do mapa astral de determinada localidade ou país. Como não estudo o mapa do Brasil, vou considerar as informações gerais, que vão afetar o coletivo e para quem conhece o mapa natal poderá verificar as áreas da vida afetadas (casas) e os aspectos dos trânsitos com os planetas natais.


O ano novo astrológico inicia no dia 20 de março com a entrada do Sol no signo de Áries e neste mês ocorrerão dois trânsitos importantes: o ingresso de Saturno em Peixes no dia 07 e de Plutão em Aquário no dia 23, que é o trânsito mais importante do ano. Outro trânsito significativo é a entrada de Júpiter em Touro que vai ocorrer no dia 16 de maio.


Ao longo do ano, a partir de março com a entrada do ano novo astrológico, vou listar os eclipses e trânsitos dos planetas mais rápidos: Mercúrio, Vênus e Marte (planetas pessoais).

Feliz ano novo!


Saturno em Peixes: de 07 de março de 2023 a 12 de fevereiro de 2026

Os trânsitos de Saturno tem duração de 2 anos e meio a 3 anos. A passagem por Peixes será de quase 3 anos. O trânsito de Saturno traz oportunidade de amadurecimento, estruturação, reestruturação e realização das características e temas do signo. No caso de Peixes, assuntos relacionados à agua, espiritualidade, religião, atividades artísticas e culturais, saúde mental, voluntariado, exílios, refugiados, responsabilidade emocional e sonhos.


Saturno em Peixes pode evidenciar os temas acima de forma nada confortável, apresentando desafios, cobranças, foco, disciplina e crises. Apesar da estabilidade dos sintomas físicos da pandemia, o que precisará ser encarado e tratado são os problemas psicológicos que foram desenvolvidos com as perdas e com o isolamento social. Além disso, mais do que nunca será necessário tratar a psique humana. Diversos problemas psicológicos e psiquiátricos podem ser desencadeados. Cansaço, melancolia, perda de sentido e desencanto, uma verdadeira epidemia de distúrbios psíquicos. Por outro lado, mais seriedade e comprometimento em tratá-los, seja através da psicoterapia ou medicamentos. Avanços da indústria farmacêutica de medicamentos para este fim e regulamentação de psicodélicos para uso medicinal.


Por outro lado, haverá possibilidade de realização de sonhos, comprometimento com a vida espiritual e religiosa, o que pode restringir os falsos profetas e provocar mudanças significativas em relação aos líderes religiosos, que precisarão se comprometer mais. Algumas figuras importantes podem adoecer ou falecer durante este trânsito. Como Saturno fala de responsabilidade, em Peixes haverá necessidade de mais responsabilidade emocional, compreensão e compaixão com a humanidade.


Plutão em Aquário: de 23 de março a 11 de junho de 2023

Este é um trânsito muito importante que marca uma grande transformação e terá duração de duas décadas, o que sinaliza o grande impacto na vida coletiva, já que Plutão é um planeta geracional. Esta é a primeira vez que Plutão irá transitar por Aquário desde a sua descoberta em 1930. Como Plutão leva 248 anos para completar o seu ciclo, por analogia, a passagem anterior por Aquário teria sido entre 1778 e 1798, que foi um período de importantes Revoluções. O reconhecimento da independência norte-americana pelos ingleses e a Revolução Francesa. Durante os próximos 20 anos podemos vivenciar importantes transformações e revoluções no âmbito coletivo. As diferenças sociais precisarão ser transformadas e ressignificadas, para que ocorra mais igualdade e justiça social. Podemos vivenciar também um grande avanço e transformação tecnológica. Nestes primeiros meses teremos uma amostra de como será esse movimento e somente a partir de janeiro de 2024 que este trânsito irá acontecer pra valer. Conflitos entre o povo e figuras de poder será um dos marcos deste ciclo.


Plutão em Capricórnio: de 11 de junho a 31 de dezembro de 2023

Plutão retrógrado retorna para Capricórnio e vai finalizar processos especialmente econômicos e estruturais que iniciaram em 2008. A crise econômica deve ser acentuada no segundo semestre do ano assim como medidas mais restritivas dos governos e figuras de autoridade para o controle e resolução das mesmas.


Júpiter em Touro: de 16 de maio de 2023 a 25 de maio de 2024

O trânsito de Júpiter tem duração de cerca de 1 ano e em maio de 2023 o planeta da expansão, desenvolvimento e crescimento vai transitar pelo segundo signo do zodíaco Touro. Júpiter faz crescer os assuntos e temas do signo e em Touro poderá ocorrer uma melhora na economia, assuntos ligados à terra, agricultura. O processo será um pouco lento, como o signo de Touro, e a partir de 2024 que será possível ver os resultados.


No dia 17 de maio Júpiter faz quadratura com Plutão que sinaliza que para haver crescimento e melhorias será preciso fazer grandes transformações e rupturas, o que pode gerar muito desconforto e problemas com governos e situações no âmbito coletivo. Depois disso, ainda em maio e até julho e em dezembro, Júpiter vai fazer sextil com Saturno e será um fase positiva para o trabalho, a estrutura, o progresso e melhorias significativas. Bons negócios, empreendimentos, patrocínios. Atenção em junho e agosto com a quadratura de Vênus e Júpiter que indica desperdícios, gastos desnecessários e má administração. Cuide bem da alimentação e da saúde durante todo o trânsito de Júpiter em Touro.


Já em setembro o trígono de Vênus e Júpiter pode trazer muitos benefícios para o trabalho, gastos conscientes e bons investimentos.


149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CÉU DA SEMANA | de 22 a 28 de abril de 2024

Semana de emoções intensas, desconfortos, transformações que ainda precisam acontecer, Lua Cheia em Escorpião e a retomada de Mercúrio ao movimento direto. A semana começa com a influência da quadratu

CÉU DA SEMANA | de 15 a 21 de abril de 2024

Conforme já mencionado, o mês de abril é um dos meses mais significativos do ano, e esta semana terá aspectos muito importantes. Na segunda a Lua entra na fase Crescente em Câncer que marca a primeira

CÉU DA SEMANA | de 08 a 14 de abril de 2024

Semana importante que inicia com um dos principais destaques deste mês, o eclipse solar em Áries que acontece nesta segunda no grau de 19 em conjunção com Quíron. Mercúrio que segue em movimento retró

bottom of page